Pedagogia do jogo: bases epistemológicas, conceituais e culturais no futebol
Por João Bosco Gomes Lima Júnior (Autor), Alberto Lobato Góes Júnior (Autor), Luís Felipe Silva Nogueira (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Parte de Estudos e pesquisas sobre futebol/futsal: da consciência filosófica à prática consciente . páginas 79 - 129
Resumo
O esporte está presente em vários contextos e se manifesta de diferentes formas, caracterizando-se como fenômeno plural e complexo, praticado por diversas pessoas, pertencentes a diferentes segmentos como classes sociais, gêneros, etnias, credos e idades. Sendo assim, a Pedagogia do Esporte (PE) apresenta-se como disciplina organizadora e promotora de reflexões e práticas voltadas ao processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento esportivo, considerando os personagens que os praticam, o contexto em que está inserido, seus significados e finalidades pelas quais esteja sendo praticado (PAES, 2005; SCAGLIA; REVERDITO; GALATTI, 2013; GALATTI et al., 2014).Paes (2005) frisa a relevância de oferecer aos praticantes um contexto pedagógico com condutas adequadas para que as experiências nas modalidades sejam benéficas e incentivem o jogador a prosseguir por um período prolongado na prática do esporte, a começar pelo processo de iniciação esportiva em crianças e adolescentes. Dentro desta perspectiva, é importante que o primeiro contato com o esporte seja através de um ambiente prazeroso e desafiador, proporcionado pela prática do jogo (MACHADO; THIENGO; SCAGLIA, 2017). Em relação ao futebol, o futebol de rua – considerado como a forma mais natural e espontânea de se aprender a jogar futebol (GARGANTA et al., 2013) – é um exímio exemplo de ambiente que dispõe dessa experiência intrinsecamente motivadora através de sua prática (MACHADO et al., 2019).