Pedagogia do jogo: bases epistemológicas, conceituais e culturais no futebol

Parte de Estudos e pesquisas sobre futebol/futsal: da consciência filosófica à prática consciente . páginas 79 - 129

Resumo

O esporte está presente em vários contextos e se manifesta de diferentes formas, caracterizando-se como fenômeno plural e complexo, praticado por diversas pessoas, pertencentes a diferentes segmentos como classes sociais, gêneros, etnias, credos e idades. Sendo assim, a Pedagogia do Esporte (PE) apresenta-se como disciplina organizadora e promotora de reflexões e práticas voltadas ao processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento esportivo, considerando os personagens que os praticam, o contexto em que está inserido, seus significados e finalidades pelas quais esteja sendo praticado (PAES, 2005; SCAGLIA; REVERDITO; GALATTI, 2013; GALATTI et al., 2014).Paes (2005) frisa a relevância de oferecer aos praticantes um contexto pedagógico com condutas adequadas para que as experiências nas modalidades sejam benéficas e incentivem o jogador a prosseguir por um período prolongado na prática do esporte, a começar pelo processo de iniciação esportiva em crianças e adolescentes. Dentro desta perspectiva, é importante que o primeiro contato com o esporte seja através de um ambiente prazeroso e desafiador, proporcionado pela prática do jogo (MACHADO; THIENGO; SCAGLIA, 2017). Em relação ao futebol, o futebol de rua – considerado como a forma mais natural e espontânea de se aprender a jogar futebol (GARGANTA et al., 2013) – é um exímio exemplo de ambiente que dispõe dessa experiência intrinsecamente motivadora através de sua prática (MACHADO et al., 2019).