Resumo

Diversos estudos apontam sugestões pedagógicas para manipular diferentes referências em relação aos elementos presentes no jogo e nas regras de ações, na busca de respostas que modifiquem o comportamento tático e técnico de jogadores de futebol. Há estudos que destacam a capacidade de jogos em enfatizar conteúdos no futebol, no entanto, ainda são escassas as informações que buscam analisar a seleção de tarefas coerentes associadas a capacidade dos jogadores e que estejam de acordo com os conteúdos desejados. As possibilidades e potencialidades, conceitos da Pedagogia do Jogo, podem auxiliar a realizar o planejamento e aplicação de tarefas que potencializem o desempenho e contribuam para o aprendizado de jogadores de futebol. Dessa forma, a presente dissertação tem por objetivo investigar as possibilidades e potencialidades no processo de seleção de diferentes jogos/brincadeiras de bola com os pés, de modo a fornecer informações à treinadores de futebol sobre como utilizar os conceitos no processo de aplicação de um currículo de formação que busque a influência mútua entre jogo e jogador. Para atingir o objetivo proposto, a dissertação foi elaborada no modelo alternativo e dividido em estudos teóricos e práticos, totalizando quatro capítulos. No capítulo I contextualizei a Pedagogia do Jogo enquanto base teórica fundamental para uma proposta de ensino que valoriza o jogador como um ser humano autônomo e emancipado, levando em consideração as influências sociais e culturais que respaldam um modo particular de se aprender a jogar futebol no Brasil. Compreendendo a importância do jogador como um dos principais personagens n construção do conhecaimento, o capítulo II chancela a importância de uma didática que estimule o jogador a buscar a construção de seus conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, as possibilidades e potencialidades podem ser vistas como a operacionalização da sensibilidade pedagógica do treinador, como forma de alcançar as práticas pedagógicas. Adentrando nos estudos práticos, o capítulo III mostrou um piloto acerca das possibilidades e potencialidades em diferentes jogos/brincadeiras de bobinho, que me permitiu afirmar que esta tarefa evidencia o conteúdo de manutenção da posse de bola, mas que se apresenta de diferentes maneiras em jogadores de diferentes idades. Sendo assim, cabe ao treinador ter uma sensibilidade pedagógica apurada para potencializar o desempenho de seus jogadores de acordo com o contexto. Por fim, o capítulo IV buscou investigar as possibilidades e potencialidades em diferentes jogos de bobinho e timinho em jogadores de diferentes idades e níveis de desempenho, sendo realizado uma análise mais detalhadas acerca dos conteúdos evidenciados pelos jogadores de diferentes idades e níveis de desempenho, através da análise de indicadores propostos por variáveis posicionais a serem obtidas por Sistema de Posicionamento Global (GPS). Os mesmos conteúdos foram enfatizados por jogadores de diferentes níveis. Todavia, as potencialidades se apresentaram diferentes, bem como a busca por soluções através do posicionamento dos jogadores.

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