Resumo

Este estudo foi construído a partir de reflexões e proposições das Novas Tendências em Pedagogia do Esporte aplicada nas Modalidades Esportivas Coletivas. Teve como principal objetivo identificar, investigar e discutir a relevância da utilização de procedimentos pedagógicos no processo de iniciação ao basquetebol. Tais reflexões discutiram um conjunto de procedimentos pedagógicos, previamente selecionados pelos pesquisadores, que contemplam a iniciação esportiva numa perspectiva sócio-educativa. Inicialmente apresentamos os procedimentos selecionados. Num segundo momento, (a) investigamos se professores de Educação Física que atuam com iniciação esportiva na modalidade basquetebol, em ambientes de educação não formal, consideram os procedimentos selecionados como relevantes no processo pedagógico de suas aulas, (b) identificamos se os procedimentos pedagógicos são freqüentemente utilizados pelos mesmos e (c) identificamos possíveis motivos que têm levado, ou não, os professores a aplicarem os procedimentos pedagógicos apresentados. Para tanto, observamos 15 aulas de basquetebol para crianças na faixa etária de 7 a 13 anos de idade, ministradas por 5 professores de Educação Física (3 aulas de cada professor). Na metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, utilizamos como técnica de coleta de dados a observação não-participante e a entrevista semi-estruturada; para a interpretação dos dados, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Constatamos que muitos dos procedimentos selecionados são considerados relevantes pelos professores, contudo, não são aplicados. Diversas razões foram mencionadas para justificar tal constatação. Foi possível concluir que nas aulas observadas predomina uma Pedagogia Tradicional de ensino do basquetebol e que a compreensão e aplicação dos procedimentos pedagógicos apresentados podem contribuir para a modificação deste quadro. 

Acessar Arquivo