Resumo

A partir da concepção do Esporte enquanto um fenômeno sócio-cultural de múltiplas manifestações, este estudo tem por objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Jogos Esportivos Coletivos (JECs), tendo como foco crianças e adolescentes inseridos em ambientes de educação formal ou não-formal. Para tal, propomos a elaboração de um Livro Didático que trate dos JECs tanto em seus aspectos práticos como teóricos. Para tal, esta dissertação está organizada em três momentos: (1) a elaboração de um suporte teórico envolvendo quatro eixos centrais, sendo eles: a concepção fenomênica do esporte; as contribuições da pedagogia do esporte no processo de iniciação esportiva; os jogos esportivos coletivos (JECs) e um olhar a partir da ciência contemporânea sobre os temas tratados. Este capítulo tende a sustentar teoricamente o estudo e seu prosseguimento; (2) Livro Didático: Neste momento nos preocupamos em conceituar LD e trazer para a Educação Física conhecimentos ainda não explorados pela área que nos subsidie e indiquem procedimentos para a elaboração de um livro didático em Educação Física, assim como a justificativa por optarmos por este recurso e por termos selecionado como conteúdo os jogos esportivos coletivos. Ainda neste capítulo, trataremos da importância e qual a necessidade deste tipo de material para a área; (3) Na expectativa de avançar em relação a outros estudos que tratem dos JECs e esporte na infância, sugeriremos neste capítulo um livro didático sobre esportes com foco nos JECs, com uma linguagem adequada a este público. Para tal, utilizaremos o conceito de Seqüência Didática proposto por Dolz, J.; M. Noverraz & B. Schneuwly (2004), a fim de selecionarmos os conteúdos de forma adequada aos objetivos deste LD, que é contribuir para a compreensão dos JECs por parte de crianças e adolescentes que praticam os mesmos, tanto no âmbito da educação formal como não-formal.

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