Resumo

O esporte está presente em diversos cenários da educação, sendo o foco deste estudo o cenário da educação não-formal, mais especificamente os projetos sócio-educativos inseridos no contexto das Políticas Públicas, que dentre seus objetivos buscam minimizar os problemas enfrentados por crianças e adolescentes em situações de risco social. Para tal, faz-se necessário que o esporte receba um tratamento pedagógico adequado, com uma organização sistematizada de seus conteúdos, a fim de potencializar seu significado educacional. Diante do exposto, o estudo conta com uma pesquisa que visa sustentar uma prática didático-pedagógica voltada à formação integral de crianças e adolescentes na iniciação esportiva participantes de projetos socais. Para tal, realizamos um estudo de caso no Programa Ensino Esporte e Juventude (PEEJ), uma Política Pública, mantida pelo Poder Público municipal da cidade de Taubaté, com a intenção de verificar o tratamento dado ao esporte enquanto conteúdo educacional, verificando (I) a prática pedagógica dos professores, (II) os conteúdos propostos no planejamento e (III) quais os conteúdos foram de fato aprendidos na perspectiva dos alunos. Para isto o processo metodológico passou por quatro etapas: (a) Análise documental do Planejamento esportivo; (b) Observação não participante das aulas esportivas de 10 professores; (c) entrevista semiestruturada com os professores; e (d) entrevista semiestruturada com 45 alunos entre 11 e 15 anos, através da técnica do Focus Group. Após analisar e relacionar os dados, constatamos que o (a) PEEJ apresenta um Planejamento esportivo na perspectiva dos Referenciais da Pedagogia do Esporte, contribuindo para a construção das Propostas Didáticas dos professores, (b) as aulas observadas apresentam um equilíbrio entre os três Referenciais da Pedagogia do Esporte; (c) a maioria dos professores apresentou uma visão na entrevista superando o pensamento reducionista sobre o papel do esporte, contudo alguns apresentaram dificuldades em relacioná-los com os conteúdos que ensinam nas aulas; e (d) os alunos identificam as aprendizagens adquiridas na perspectiva dos três Referenciais da Pedagogia do Esporte. 

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