Resumo
O esporte contemporâneo tem passado por significativas mudanças em sua estrutura (regras, espaços, materiais, regulamentos, entre outras) e essas alterações tiveram influência também sobre os métodos de ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. A literatura destaca uma preocupação com a aprendizagem tática, à qual é subordinada a aprendizagem técnica, com ênfase nas tomadas de decisão e na resolução de situações problema, tendo como principal estratégia - ou facilitador - para o desenvolvimento de tais habilidades o jogo. Defendemos uma Pedagogia do Esporte cujo principal foco é o aluno; pensamos essa área de atuação como aquela responsável pela iniciação, especialização e treinamento esportivo e que, além de lidar com o conteúdo esportivo ela também pode transcender e contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo. Assim, torna-se insuficiente, sob essa perspectiva, avaliar de maneira meramente estatística; é preciso tornar o processo de avaliação mais condizente com os princípios e pressupostos da Pedagogia do Esporte, considerando o sujeito como central no decorrer do processo, visando seu desenvolvimento integral, entendendo a maneira pela qual ele se movimenta, por que ele toma determinadas decisões e como ele se sente perante o jogo. Com isso, encontramos no âmbito da educação profundas discussões sobre avaliação, sobretudo a avaliação formativa e autêntica, e buscamos, com isso, correlacionar tais questões com a literatura da Pedagogia do Esporte e, especificamente, dos Jogos Esportivos Coletivos. Portanto, o presente estudo foi dividido em dois momentos: no primeiro, abordamos conceitos e princípios da Pedagogia do Esporte em seu processo de ensino, vivência e aprendizagem, e apresentamos uma aproximação entre os métodos de ensino dos Jogos Esportivos Coletivos; e no segundo, discutimos a avaliação sob o olhar da educação e tratamos dos instrumentos atuais de avaliação da aprendizagem tática nos Jogos Esportivos Coletivos. Identificamos, assim, que os métodos de ensino mais recentes pressupõem que o aluno seja ativo no decorrer das aulas, priorizando seu processo de aprendizagem sob uma perspectiva construtivista; já os instrumentos de avaliação existentes atualmente no âmbito da Pedagogia do Esporte dão um olhar somativo aos dados, analisando os resultados de maneira estatística e não sinalizando como eles serão utilizados no decorrer de processo de aprendizagem. Com isso, defendemos que seja dado um olhar formativo aos resultados obtidos com os instrumentos de avaliação existentes e que novos instrumentos sejam construídos a partir de três pressupostos: considerar o esporte como um fenômeno complexo; preocupar-se com o aluno, sujeito central do processo de ensino, vivência e aprendizagem; e entender a avaliação a partir de seu potencial educativo e formativo.