Pedagogia Histórico-crítica e Educação Física Escolar: Um Trabalho Educativo com Com o Conteúdo Circo

Por: Fabrício Teixeira Barbosa.

Temas em Educação Física Escolar - v.5 - n.1 - 2020

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre uma possibilidade de prática pedagógica com o Circo enquanto conteúdo. Nele, socializamos uma experiência pedagógica realizada nas aulas dessa disciplina com o conteúdo circo apresentando suas possibilidades e limites. O trabalho educativo desenvolvido com bases nos princípios da pedagogia histórico-crítica tratou de transmitir os conhecimentos históricos do Circo e das principais modalidades que perpassam por ele. Foi possível avaliar e identificar que os estudantes conseguiram compreender o Circo enquanto conteúdo da Educação Física escolar e especialmente como uma manifestação cultural da humanidade.

Referências

BENÍCIO, Eliene. Saltimbancos urbanos: o circo e a renovação teatral no Brasil, 1980-2000. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2018.

BORTOLETO, M. A. C.; CARVALHO, G. A. Reflexões sobre o circo e a educação física. Revista Corpoconsciência, Santo André – SP, n. 11, jan./2003. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2020.

DUPRAT, R. M. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a Educação Física escolar. Dissertação (Mestrado em Educação física, na área de concentração Educação Física e Sociedade) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, campinas, 2007.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2020.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago Nicola. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-Line, v.19, p.1-28, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2020.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Livro Didático Público – Educação Física. Ensino Médio/vários autores. 2 ed. – Curitiba: SEED-PR, 2006.

REIS, A. P. et al. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Física. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TAFFAREL, Celi Neuza Zulke. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da educação física: Nexos e determinações. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2020.

Endereço: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2843

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.