Resumo

Neste texto trabalho com a preocupação principal de contribuir com as reflexões sobre a didática para a Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Física e quiçá na Educação como um todo. Para tal tarefa, julguei necessárias algumas fundamentações teóricas e debates, a fim de que ficasse claras algumas questões básicas para o entendimento da Pedagogia Histórico-Crítica, desde sua elaboração inicial, na segunda metade do último século. Dentre essas fundamentações o leitor desse texto poderá encontrar os debates e apontamentos acerca da urgência de produções metodológicas para a concepção histórico-crítica, o debate do papel da escola pública e da educação escolar segundo essa corrente, um pouco da história da Pedagogia Histórico-Crítica, seus aspectos filosóficos, seu direcionamento político e seu embasamento na psicologia Histórico-Cultural. Encontrarão, também, os professores de Educação Física um breve apanhado da história dessa área no Brasil, perpassando desde seu início até os dias atuais, num segundo momento um foco especifico ao movimento renovador da Educação Física e as principais concepções/abordagens pedagógicas da Educação Física Brasileira. Já caminhando para o final do texto, encontrará o leitor uma análise detalhada dos livros Uma didática para a pedagogia histórico-crítica, do professor João Luis Gasparin, e do livro Metodologia do ensino de Educação Física, do Coletivo de Autores, e a partir da análise destas que são as obras didáticas mais veiculadas no Brasil, na Educação em se tratando da concepção Histórico-Crítica, e na Educação Física entre todas as obras existentes seja qual for a perspectiva educacional, realizei reflexões sobre a didática para a Pedagogia Histórico-Crítica e apontei possíveis caminhos didáticos de acordo com as possibilidades que esse texto oferece e que minhas limitações permitiram.

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