Pedagogia do Movimento Humano: Pesquisa do Ensino e da Preparação Profissional
Por Osvaldo Luiz Ferraz (Autor), Myrian Nunomura (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 5, 2004. Da página 111 a -
Resumo
A área de estudo denominada Pedagogia do Movimento Humano envolve a investigação acadê- mica do ensino e a formação daquele que ensina. A primeira estuda como os alunos adquirem conhecimento, ações didáticas e seu impacto no processo de aprendizagem, e o currículo ou programa de ensino. A segunda investiga a preparação do profissional que ensina, a saber: professores, treinadores e instrutores de atividade física (BRUNELLE & TOUSIGNANT, 1992; OKUMA & FERRAZ, 1999). Apesar de ser relativamente jovem, essa área de investigação tem sido bastante ativa nas últimas décadas. Entretanto, a complexidade do objeto de estudo aliada a produção científica recente, quando comparada a outras áreas de investigação, tem gerado publicações caracterizadas pela variedade de temas investigados, por métodos de pesquisa em fase de consolidação e, por conceitos ainda não definidos. Na literatura internacional, por exemplo, são encontrados diferentes termos para definir a área de Pedagogia do Movimento Humano, tais como: Pedagogia a Atividade Física, Pedagogia das Ciências da Atividade Física, Pedagogia do Esporte e Ensino de Educação Física.