Pedagogia da Natação: Uma Revisão Sistemática
Por Paula Hentschel Lobo da Costa (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 9, n 1, 2010.
Resumo
Desde o histórico artigo de J. P. CLARYS (1996) publicado no prefácio de “Biomechanics and Medicine in Swimming VII” é possível afirmar que há um grande conjunto de áreas de conhecimento compondo a Ciência da Natação. Nesse artigo, o autor recupera parte da história cultural e científica da natação e identifica doze áreas de pesquisa que vinham sendo privilegiadas até então. Uma importante contribuição desse artigo é a distribuição dessas áreas em termos de porcentagem dos artigos revisados pelo autor (total de 685 artigos, publicados até 1995). No levantamento, as áreas que mais despertavam interesse dos pesquisadores à época eram a Biomecânica, com 20%, Fisiologia e Medicina com respectivamente 18% e 16% do total de artigos. Chama a atenção a menor produtividade observada nas áreas de Avaliação/Educação com apenas 2% do total, representando a menor contribuição à época para a Ciência da Natação.