Pedagogias Feministas do Esporte: Uma Revisão Documental
Por Camille Perez (Autor), Hanele Covre (Autor), Maria Eduarda E. de Figueiredo (Autor), Mariana Zuaneti Martins (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
A partir de significativas constatações sobre a desigualdade de gênero no esporte em âmbito internacional, países se propuseram a desenvolver uma cultura esportiva permitindo e valorizando a participação de mulheres no esporte através de políticas públicas, estruturas e mecanismos que propiciem maior igualdade de gênero (ALTMANN, 2014). Foi através da Declaração de Brighton, de 1994, que surgiram orientações para superar as desigualdades de gênero e ampliar o envolvimento de mulheres no esporte, desenvolvendo o apreço e o gosto pela prática esportiva. Para tanto, foi necessário um novo contexto de inclusão de meninas através de experiências de diferentes práticas corporais, jogos e competições, tanto no âmbito escolar, quanto fora dele.