Resumo

A Educação Física escolar está em constante construção dentro da escola e tem vários desafios, sendo um deles o foco desse estudo: a organização da prática pedagógica condizente com o interesse das crianças para construir processos de ensino aprendizagem mais significantes e participativos. A partir de uma lógica da pedagogia da participação a abordagem de projetos se configura como uma possibilidade de organização pedagógica, que efetive a participação do aluno na construção do conhecimento sobre a cultura corporal de movimento e a constante reflexão da prática pelo docente. O presente estudo pretende analisar uma experiência na Educação Física Escolar pautada numa perspectiva participativa com a abordagem de projetos e conhecer a percepção da professora e dos alunos envolvidos em sua implementação. Para tal, utilizaremos a vertente qualitativa de pesquisa. Utilizaremos como modalidade de pesquisa o estudo de caso. O estudo tem como participantes 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, 1 professora polivalente e a professora pesquisadora que participaram da construção e aplicação de um projeto didático. Configuram-se como instrumentos de coleta das informações: a) observação participante, b) Diálogo com os participantes sobre as aprendizagens e impressões das crianças, registro fotográfico feito pelos professores e c) diário de campo das impressões da professora pesquisadora quanto ao processo de implementação do projeto. As informações foram analisadas com o olhar da análise de conteúdo. As informações nos revelam que a abordagem de projetos efetiva a participação das crianças na construção significativa do conhecimento e se traduz como uma possibilidade de organização pedagógica para as aulas de Educação Física Escolar.

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