Resumo
Essa dissertação teve como objetivo investigar, de forma comparada, a presença e o papel da bicicleta e do ciclismo no Rio de Janeiro e em Paris na transição dos séculos XIX e XX, buscando melhor compreender a execução do ideário de modernidade a partir de uma de suas produções mais marcantes. A comparação entre as cidades do Rio de Janeiro – capital do Império e posteriormente da República – e Paris – berço da bicicleta e do ciclismo –, nos permitiu estabelecer as semelhanças e diferenças não só da história desse artefato, mas também dos discursos e do imaginário sobre a modernidade nas duas cidades. Em Paris, o projeto de uma cidade moderna já estava em curso, e a bicicleta se populariza rapidamente, logo se tornando um importante meio de transporte para a população. O ciclismo, por sua vez, se torna um dos símbolos da identidade nacional para os França. Enquanto isso, no Rio de Janeiro percebemos que, apesar de ações pioneiras, a modernidade se apresenta mais enquanto discurso e desejo do que de forma efetiva na sociedade fluminense. O contexto econômico e social da cidade também contribuiu para que a bicicleta fosse por muito tempo um artigo de luxo, reservado às elites da cidade, e o ciclismo, por sua vez, encarado como um espetáculo ainda distante da maioria da população da cidade. Apresentamos esse estudo em dois capítulos. O primeiro é dedicado à modernidade, onde buscamos a caracterização desse efervescente período da sociedade, tendo como eixo as cidades modernas – as progressistas metrópoles – que surgem junto a novas formas de se pensar e relacionar com o mundo.
Feito isso, no segundo capítulo abrimos espaço para um importante aparato moderno, e para essa nova prática cultural surgida na metrópole, que posteriormente ganha o mundo: a bicicleta e o ciclismo. Nesse sentido fazemos uma discussão sobre o surgimento da bicicleta e das relações estabelecidas a partir desse momento: sua presença no cotidiano das cidades de Paris e do Rio de Janeiro, sob o eixo dos esportes e do lazer. Utilizamos como fontes para essa pesquisa os jornais da época, analisando as colunas esportivas, anúncios, classificados, charges e crônicas, onde a bicicleta e o ciclismo estivessem representados.