Resumo

Recém-laureado com o prêmio José Reis, jornalista Reinaldo José Lopes analisa virtudes e percalços da divulgação científica brasileira Repórter da Folha de S.Paulo, Reinaldo

José Lopes venceu, em 2017, o 37º prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, na categoria “Jornalista em Ciência e Tecnologia”. Em 15 anos de dedicação ao tema, Lopes foi colaborador das principais revistas especializadas do País, a exemplo de Unesp Ciência, Pesquisa Fapesp, Superinteressante, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Aventuras na História.

Formado em jornalismo pela Universidade São Paulo (USP) – instituição pela qual também se tornou mestre e doutor emEstudos Linguísticos e Literários em Inglês –, desenvolveu estudos sobre a obra de J.R.R. Tolkien, autor da trilogia O Senhor dos Anéis. Escreveu, ainda, os livros Além de Darwin, Os 11 maiores mistérios do universo, Deus: como Ele nasceu e Luz, ciência e muita ação. Na entrevista abaixo, Reinaldo destaca passagens de sua carreira, comenta a formação e a prática do jornalismo científico no Brasil e defende a mobilização política de profissionais ligados à ciência, à tecnologia e à inovação.

Arquivo