Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física no Discurso dos Professores da Educação Básica
Por Alvaro Rego Millen Neto (Autor), Ulysses Vitorino dos Santos (Autor), Diego Luz Moura (Autor), Antonio Jorge Gonçalves Soares (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 10, n 2, 2011.
Resumo
O artigo tem como objetivo verificar a apropriação que professores de Educação Física têm do chamado Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com sete professores lotados em escolas estaduais do município de Barra Mansa (RJ). A análise temática dos relatos, comparada com dados de outros estudos, permite-nos as seguintes considerações: os professores não apresentaram em seus discursos elementos que pudessem demonstrar apropriações dos referenciais renovadores; o conteúdo central de suas aulas é o esporte, seguindo os códigos do modelo do alto rendimento; comparados com pesquisas semelhantes de períodos anteriores, os dados não apontaram para uma apropriação mais expressiva dos ideais pedagógicos renovadores.