Resumo

Desejando contribuir com a formação de Professores para a Educação Básica, nos inserimos no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), em movimento que favorece perspectiva crítica da Licenciatura em Educação Física. Processo que percorre o caminho de orientar essa prática pedagógica pela compreensão do corpo e das práticas corporais como produtos e produtores de significados sociohistóricos, extrapolando o entendimento exclusivamente biológico, auxiliando a desnaturalizar o que entendemos por conhecimento, processo educacional e vida (SOARES et all, 1998). Dialogar práticas corporais com processos escolares solicita compreender os significados atribuídos ao corpo e às práticas corporais em todas as situações da vida em sociedade. Processo que solicita formação permanente, vivida como busca e agenciamento constante, procurando reunir e atravessar elementos e conjuntos cada vez mais abrangentes, integrando diferentes saberes e sujeitos. 
Com esse norte, Licenciandos em Educação Física de Instituição Pública de Ensino Superior participam ativamente do cotidiano de duas Unidades de Educação Pública, uma Estadual e outra Municipal. Nesse artigo, as Professoras Supervisoras e a Coordenadora apresentam esse processo, transformado em pesquisa e, trazem algumas considerações do movimento até aqui realizado. O que permite entrelaçar ensino, pesquisa e extensão.
Objetivamos alargar a compreensão hegemônica da Educação Física no interior das escolas: ser “responsável” por tratar e educar o corpo e o movimento, predominantemente selecionando e desenvolvendo conteúdos que valorizam um determinado tipo de técnica (em geral, a excelência de alguns esportes, em sua forma competitiva). O que acaba negando outras experiências, excluindo as histórias e as memórias corporais daqueles que fazem parte dos grupos e camadas socialmente desfavorecidas. Problematizamos, assim, as práticas pedagógicas e os currículos em que o corpo ideal de aluno ainda é o imóvel, em silêncio, jovem, saudável, limpo, disciplinadamente trabalhando as atividades propostas.

Acessar