Pensando a Corporeidade na Prática Pedagógica em Educação Física à Luz do Pensamento Complexo
Por Renato Bastos João (Autor), Marcelo de Brito (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 18, n 3, 2004. Da página 263 a 272
Resumo
A corporeidade vem se constituindo num dos mais interessantes temas de reflexão na área de educação física. Busca-se, sobretudo no âmbito das idéias, superar a disjunção entre as dimensões que constituem o ser humano, influência advinda do paradigma mecanicista. Tarefa árdua, que em nossa interpretação, ainda não estreitou a relação teoria-prática.Nesse sentido, balizados pelo pensamento complexo de Edgar Morin, nosso intento é a construção de uma pedagogia do movimento que contemple as várias dimensões do ser humano, ou seja, a sua unidade. UNITERMOS: Pensamento complexo; Corporeidade; Paradigma mecanicista; Consciência corporal.