Resumo

Esta produção técnica tem como objetivo subsidiar a construção de um Caderno de Orientações para Profissionais de Educação Física no Sistema Socioeducativo por meio de fundamentações teóricas sobre as abordagens da Educação Física e suas possibilidades no sistema socioeducativo, especificamente para adolescentes em conflito com a lei privados de liberdade, inseridos na Fundação CASA, no estado de São Paulo. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, tomando como base o banco de dissertações da CAPES, entre os anos de 2006 e 2012. Identificamos e apresentamos diferentes possibilidades de intervenção, atentando criticamente para a dinâmica das instituições fechadas. O esporte pode servir a diferentes objetivos que vão desde o adestramento e a dominação dos corpos com fins produtivos, políticos, ou higienistas, chegando à dimensão competitiva, para espraiar na possibilidade pedagógica e, por fim, lúdica. A Abordagem Saúde Renovada apresenta-se nesse estudo como intervenção na dimensão biológica, e sugestiono outras duas abordagens: a crítico emancipatória e a educação pelo esporte como possibilidades de ações educativas facilitadoras do desenvolvimento humano mais indicadas aos adolescentes privados de liberdade, defendendo um ensino crítico e com o sentido de emancipação do sujeito. As abordagens apresentadas servirão como instrumento de reflexão e orientação aos Profissionais de Educação Física, também podem ser conjugadas ao plano individual de atendimento dos e das adolescentes, na perspectiva de se vincular a outras dimensões da vida de forma a colaborar efetivamente para a maior autonomia dos jovens pelas práticas físico-esportivas.

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