Resumo
O presente estudo visa conhecer de que maneira os alunos de 11 a 12 anos, em escolas de 1º grau da cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, percebem o clima motivacional de suas aulas de educação física. A relevância desta dissertação baseia-se nas pesquisas de Walling, Duda e Chi (1993), Seifriz, Duda e Chi (1992), Ames e Archer (1988) que, ao estudarem a percepção do clima motivacional em alunos do 1º e 2º graus, descobriram a possibilidade de grupar os climas motivacionais como: 1) orientados para a mestria; ou 2) orientados para a performance. Estes dois grupos, por sua vez, são equivalentes aos grupos de orientação por objetivos, advindos da teoria social cognitiva de Nicholls (1984, 1989), que dividiu os sujeitos em: 1) orientação tarefa, e 2) orientação ego. O trabalho de Walling, Duda e Chi (1993) detectou a identidade entre: 1) grupo mestria com grupo tarefa, e 2) grupo performance com grupo ego. Investigações dos pesquisadores acima descobriram que o comportamento escolar dos sujeitos tem uma estreita relação com tipo de clima motivacional como mestria e assumem uma orientação tarefa em sua vida. Caracterizam-se por enfatizar senso de responsabilidade pessoal, esforço individual, aperfeiçoamento próprio, apresentando maior satisfação e êxito em trabalho coletivo, sem ostentar ansiedade quanto a resultados negativos. Exatamente o contrário caracteriza o comportamento dos que percebem o clima motivacional como performance (e assumem orientação ego em sua vida). O instrumento usado nesta pesquisa foi o Questionário Sobre a Percepção do Clima Motivacional em aulas de Educação Física (Seifriz, duda e Chi, 1992), adaptado com autorização dos autores. Esta dissertação apresenta uma revisão de literatura sobre comportamento, motivação e percepção, assim como uma pesquisa concluindo que a maioria dos sujeitos pesquisados percebe o clima motivacional de suas turmas como sendo de mestria - a maior parte dos sujeitos obteve pontuação de 38 para a sub-escala mestria, e 25 para a sub-escala performance.