Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar a percepção de ompetência, a orientação motivacional e a competência motora em crianças. Crianças (N = 298) scolhidas aleatoriamente (idade entre oito e 10 anos) foram avaliadas utilizando-se da "Self-perception rofile for children" (HARTER, 1985); "Scale of intrinsic versus extrinsic orientation in the classroom" HARTER, 1980); e o "Test of Gross Motor Development - 2" (ULRICH, 2000). Os resultados das correlações ndicaram que: 1) crianças que se perceberam competentes eram motivadas intrinsecamente; e, 2) crianças que se erceberam competentes demonstraram desempenho mais elevado. Os resultados das comparações ANOVA) indicaram que: 1) meninos perceberam- se e são mais competentes motoramente, entretanto meninos meninas apresentaram orientação motivacional semelhante; e, 2) nas diferentes idades bservam-se semelhanças nas percepções e nos níveis de competência, entretanto crianças mais elhas demonstram motivação intrínseca mais elevada. Proporcionar as crianças experiências motoras ariadas; instrução; correto "feedback"; e encorajamento é essencial ao seu desenvolvimento ntegral.

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