Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de autoeficácia de professores frente à inclusão de alunos com deficiência na Educação Física Escolar e sua relação com a formação profissional. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da rede Municipal de São José, Santa Catarina, Brasil. Foi aplicado um questionário com questões sobre formação acadêmica e experiências profissionais, além da Escala sobre Autoeficácia Docente (EAED) e escalas sobre a capacidade e segurança na inclusão dos alunos com deficiência nas aulas. Verificaram-se correlações positivas entre a percepção da capacidade de inclusão e a pontuação total da EAED (p=0,048) e entre a capacidade de inclusão e as questões da EAED relacionadas à capacidade de criar boas questões para os alunos (p=0,035), encorajar a criatividade (p=0,007), responder a alunos desafiadores (p=0,001), implementar estratégias alternativas (p=0,045) e providenciar desafios apropriados para os alunos muito capazes (p=0,014).

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