Percepção da imagem corporal e consumo de suplementos em praticantes de musculação no interior do Ceará
Por Joyce Maria Leite e Silva (Autor), Luana Silva de Sousa (Autor), Ligia Moura (Autor).
Em X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Resumo
Os suplementos alimentares são produtos frequentes na musculação, repletos de nutrientes usados para complementar a alimentação e podem influenciar a percepção da imagem corporal. Diante disso, o estudo objetivou analisar a percepção da imagem corporal e o uso de suplementos em praticantes de musculação no interior do Ceará. A pesquisa foi do tipo associativa com amostragem não-probabilística por convite. Participaram do estudo 56 praticantes de musculação de ambos os sexos, de 05 academias da cidade de Cedro com idades entre 18 e 42 anos, por meio de questionários online (Google Forms). Foram incluídos na pesquisa aqueles que possuíam idade superior a 18 anos e que faziam uso de suplementos. Os instrumentos e procedimentos da coleta foram o questionário de silhuetas de Stunkard et al., (1893) e o questionário sobre o uso de suplementação de elaboração própria. O tratamento dos dados foi realizado no programa JASP 0.11.1 e foi utilizado o teste qui-quadrado para associação das variáveis. A amostra foi composta contou com predomínio de participação feminina (57.1%), com insatisfação sob a imagem corporal, onde (39.2%) foi por excesso de peso e (39.2%) por magreza, utilizaram em maior parte suplementos com período de tempo abaixo de 1 ano (73.2%) e usaram os suplementos com o objetivo de ganhar massa muscular (76.7%). Notou-se que não houve associação entre a percepção da imagem corporal com o objetivo do uso dos suplementos entre os indivíduos [X²(8)=9.960, p>0,05]. Essa pesquisa pode auxiliar profissionais de Educação Física e Nutrição a conscientizar os indivíduos sobre o efeito e consumo dos suplementos, intervindo e direcionando-os para a adoção de práticas saudáveis. Com isso, sugere-se a realização de estudos de coorte para um melhor acompanhamento dos indivíduos com o intuito de obter respostas mais detalhadas sobre a associação e dissociação da imagem corporal e possíveis discrepâncias.