Percepção da Melhoria do Conhecimento Tático dos Jogadores de Futebol
Por Gregory Halle Petiot (Autor), Israel Teoldo da Costa (Autor).
Resumo
Ferramentas visuais têm sido utilizadas para auxiliar treinadores no ensino, na organização e no treino da tática nas equipes de esportes coletivos. Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção da melhoria da aprendizagem tática dos jogadores de um equipe de futebol Sub-14 do Canadá. Um procedimento experimental, com avaliação pré e pós teste, foi utilizado para comparar 129 auto-avaliações realizadas por 14 jogadores e 116 avaliações do treinador da equipe estudada. Foi utilizado o teste Wilcoxon (z) para comparações de pares com SPSS. Conclui-se que ensinar e organizar uma equipe com apoio visual melhorou o conhecimento tático dos jogadores e contribuiu a uma percepção positiva do desempenho. Ferramentas visuais mostram capacidades de complementar os exercícios no campo, apoiar a transferência do conhecimento tático declarativo dos jogadores até o processual, e consequentemente beneficiar o desempenho coletivo.