Percepção de Adultos Mais Velhos Quanto à Participação em Programa de Exercício Físico com Exergames: Estudo Qualitativo
Por Vandrize Meneghini (Autor), Aline Rodrigues Barbosa (Autor), Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello (Autor), Albertina Bonetti (Autor), Alexsander Vieira Guimarães (Autor).
Em Ciência & Saúde Coletiva v. 21, n 4, 2016. Da página 1033 a 1041
Resumo
Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da realização de um programa de exercícios físicos com exergames (50 min., 3dias/semana), utilizando jogos eletrônicos que simulam atividades esportivas (Xbox 360 Kinect Sportstm). Participaram do GF 14 pessoas (55 a 77 anos). Um moderador treinado conduziu o GF, sendo as sessões gravadas em audio e transcritas, posteriormente, para análise. A técnica de análise de conteúdo foi realizada utilizando o software ATLAS.ti® . Os participantes relataram benefícios psicológicos (autoestima, concentração, humor, raciocínio, memória e bem estar), físicos (agilidade e condições físicas) e de interação social (troca de experiências, amizade e competitividade). Quanto às experiências vivenciadas pelo grupo, a inovação, a ludicidade e o estímulo visual foram citados como características dos jogos. A percepção de benefícios com a prática de exergames facilita a adesão ao exercício e aumenta a motivação dos participantes. Palavras-chave Pesquisa qualitativa, Atividade física, Terapia de exposição à realidade virtual