Percepção de ambiente e condições de trabalho de professores de ginástica em academias
Por Rubian Diego Andrade (Autor), Bruna Martins (Autor), Sabrina Fernandes de Azevedo (Autor), Ana Claudia Vieira Martins (Autor), Rafaella Zulianello dos Santos (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 13, n 20, 2022.
Resumo
Analisar as condições de trabalho e percepção do ambiente de profissionais de Educação Física que atuam com ginástica coletiva. Participaram 21 professores das modalidades de Step Training, Power Jump, Cycling Indoor. O instrumento para avaliação das variáveis dependentes foi o “Perfil do Ambiente e Condições de Trabalho e Perfil do Estilo de Vida”. Esse instrumento é formado por 15 questões em cinco domínios: ambiente físico (AF), ambiente social (AS), desenvolvimento e realização profissional (DRP), remuneração e benefícios (RB) e relevância social do trabalho (RST). Utilizaram-se análises descritivas (médias e desvios-padrão), frequência simples e relativa. Para as análises inferenciais realizou-se o teste de correlação de Spearman e para a diferença entre as médias, o teste U de Mann-Whitney. Para todas as análises, considerou-se nível de significância de 5%. O domínio com menor pontuação foi o RB (5,71 pontos). Em relação aos indicadores desse domínio destaca-se sobre os benefícios de saúde oferecidos pela instituição aos trabalhadores com 1,33 pontos. Por outro lado, o domínio com melhor pontuação foi o AS (7,53 pontos), tendo como o indicador com melhor pontuação a oportunidades de lazer e congraçamento com trabalhadores e familiares (2,76 pontos). Os professores de ginástica coletiva das academias analisadas apresentaram melhor percepção no domínio Ambiente Social, destacando a relação com seus colegas e chefes. Além disso, percebem elevada a relevância social de suas empresas perante a sociedade. Por outro lado, os resultados para o domínio Remuneração e Benefícios indicam a necessidade de atenção maior, por apresentar menor pontuação entre os domínios.