Percepção de Crianças Praticantes de Judô em Relação Ao Colega com Deficiência Visual
Por Gabriela Simone Harnisch (Autor), Douglas Roberto Borella (Autor), Jalusa Andreia Storch (Autor), Anne Caroline Duarte (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor).
Em Conexões v. 15, n 1, 2017. 13 Páginas. Da página 51 a 64
Resumo
O objetivo do estudo foi de verificar a percepção de crianças praticantes de judô em relação ao colega com deficiência visual. O estudo caracterizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado à 18 crianças. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), e posteriormente foram quantificados. Os resultados apontaram que 54% dos participantes entendem que o conceito de deficiência visual seja cegueira, sobre as ajudar necessárias; 89% afirmaram concordar com a inclusão de pessoas com deficiência visual em aulas de judô; outros 11% relataram não concordar e nem discordar conforme relato dos participantes. Percebe-se assim que a inclusão e aceitação do aluno com deficiência está ocorrendo, bem como a socialização entre ambos.