Percepção de escolares a respeito da violência das torcidas de futebol
Por Marcos Adelmo dos Reis (Autor), Jucimara de Lima Zago (Autor), Mauro Rogério dos Reis (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2020 . páginas 120 - 127
Resumo
O Brasil se destaca mundialmente por ser o país do futebol. A cultura da nação brasileira vem seguindo tradições com valores e símbolos, dos quais os filhos herdam dos pais a paixão por um determinado time. A mídia dedica boa parte do seu trabalho acompanhando o esporte e tudo que nele se envolve. Infelizmente, no país de um esporte tão admirado, não são apenas momentos de alegria, satisfação e lazer proporcionados por esse esporte: regularmente se vê manifestações de violência e vandalismo das torcidas, principalmente das organizadas, transformando estádios e ruas adjacentes em locais de tensão e/ou brigas (MURAD, 2007). Isso, talvez, inicia-se nas escolas, onde o futebol é uma das principais atividades na disciplina de Educação Física. São em quadras esportivas e campeonatos estudantis que as crianças começam a manifestar tais agressões com os times adversários, expressando rivalidades e violências verbal e física, em alguns casos. Essa problemática serve não somente como um aspecto social, mas também como um objeto de estudo, a partir de um questionamento que buscará a percepção sociológica da violência. Com isso, verifica-se o aparecimento, para estudiosos do tema, de análises de comportamento que acabam transformando a alegria do futebol em espetáculo de agressão.