Percepção de Estudantes Sobre a Criação de Jogos nas Aulas de Educação Física
Por Luiz Renato Rodrigues Carreiro (Autor), Patricio Casco (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor), Graciele Massoli Rodrigues (Autor), Ronê Paiano (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever e analisar a percepção dos estudantes sobre a experiência de criar e vivenciar jogos nas aulas de educação física. Participaram 56 estudantes, entre 8 e 10 anos, de uma escola da cidade de São Paulo e dois professores de educação física. As percepções e reações dos estudantes neste projeto de criação de jogos foram obtidos por dois instrumentos: a) Observação das aulas e construção de Diário de campo e b) Diálogo coletivo com os estudantes ao final da intervenção, ambos analisados qualitativamente. Nos relatos dos estudantes o sentimento de felicidade esteve presente assim como o vislumbramento por receberem elogios dos colegas. Mencionaram também o desafio na mediação de conflitos e posturas no grupo. Identificam-se aqui uma grande variedade de formas de aprendizagens por conta do protagonismo do estudante fruto dessa relação dialógica entre criar o jogo, comunicar o jogo e vivenciar o jogo.
Referências
ANDRÉ, Mauro Henrique; RASTIE, Peter; ARAUJO, Rui Flores. O desenvolvimento da compreensão holística do jogo por meio da criação do jogo. Revista Brasileia de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 37, n. 4, p. 323-332, 2015. https://www.scielo.br/pdf/rbce/v37n4/0101-3289-rbce-37-04-0323.pdf
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed., rev. e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – versão definitiva – Brasília: MEC, 2017.
CASCO, Patrício. Tradição e criação de jogos: reflexões e propostas para uma cultura lúdico-corporal. São Paulo: Peirópolis, 2007.
DARIDO, Suraya Cristina; SANCHEZ NETO, Luiz. O contexto da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Coords.). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 18, n. 1, p. 120-129, 2012. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-65742012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GALVÃO, Zenaide. A construção do jogo na escola. MOTRIZ, v. 2, n. 2, p. 117-120, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.; 12. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
KOLYNIAK FILHO, Carol. Educação física: uma introdução. São Pulo, EDUC, 1996.
KHOURI, Fernanda Buonome El; FREIRE, Elisabete dos Santos. A produção do conhecimento nas aulas de Educação Física: uma experiência com a construção de jogos cooperativos. In: FARIAS, U. DE S.; NOGUEIRA, V. A.; MALDONADO, D. T. (Orgs.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, Paraná: CRV, 2017.
MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. O jogo como manifestação da cultura corporal de movimento na Educação Física Escolar: as três dimensões do conteúdo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Motrivivência, v. 28, n. 48, p. 386-403, 2016. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p386
MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Uma nova tradição didático-pedagógica na educação física brasileira. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de educação física escolar: indícios de mudanças. Curitiba, Paraná: CRV, 2017.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lista; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte como conhecimento e prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2012.
RANGEL, Irene Conceição Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Jogos e brincadeiras. Capítulo 10. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, I. C. A. (Coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
SILVA, Junior Vagner Pereira da; SAMPAIO, Tania. M. V. Jogos tradicionais: reprodução, ampliação, transformação e criação da cultura corporal do movimento. Revista Brasileira de Ciência do Movimento, v.19, n.1, p.72-86, 2011. https://bdtd.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/2770/1854
SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke; VARJAL, Maria Elizabeth Medicis Pinto; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Michele Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1985.
Downloads
PDF/A
Publicado
2021-03-03
Edição
v. 33 n. 64 (2021)
Seção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).