Percepção de Professores de Escola Pública Sobre Saúde Mental
Por Amanda Gonçalves Simões Soares (Autor), Gustavo Estanislau (Autor), Elisa Brietzke (Autor), Fernando Lefèvre (Autor), Rodrigo Affonseca Bressan (Autor).
Em Revista de Saúde Pública v. 48, n 6, 2014. Da página 940 a 948
Resumo
Analisar percepções de professores de escola pública sobre saúde geral e saúde mental e os meios de obtenção dessas informações.Pesquisa qualitativa com 31 professores do ensino fundamental e médio de uma escola estadual do município de São Paulo, no ano de 2010. Os professores responderam a um questionário com perguntas abertas sobre saúde mental e saúde em geral. Avaliou-se o que os professores compreendiam sobre o termo “saúde” e “saúde mental”, a relevância da necessidade de informação sobre o assunto, o método informativo preferido, a experiência com os diferentes meios de comunicação no que tange a assuntos dessa natureza e a percepção sobre quanto essas informações disponíveis são suficientes para amparar a sua prática. Os dados foram processados no software QUALIQUANTISOFT e analisados segundo técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.