Percepção de Professores Sobre os Objetivos da Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I
Por Kaio Breno de Oliveira Belizário (Autor), Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho (Autor), Daniele Milhomens Fontes (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 25, n 1, 2020.
Resumo
O estudo teve como objetivo identificar a percepção de professores sobre os objetivos da Educação Física no Ensino Infantil e Fundamental I. O estudo se caracteriza como sendo descritivo, de abordagem quantitativa aplicada de maneira transversal. Os participantes do estudo foram 23 professores de Educação Física, atuando em escolas públicas e privadas da cidade de Fortaleza/CE, sendo a maioria do gênero feminino (56,5%) e de escola pública (52,2%). Os dados foram coletados a partir de um questionário validado e analisados via SPSS versão 22.0. Na análise da consistência dos itens, foi obtido α = 71 no teste do Alfa de Cronbach. Diante do exposto, foi possível evidenciar que os objetivos predominantes na percepção dos professores são: i) hábitos de vida saudáveis (82.6%), ii) manifestações culturais (73.9%) e iii) aptidão física relacionada à saúde (65.2%). Tais resultados podem estar relacionados com as possíveis intenções que a disciplina tem de transformar à realidade fora do contexto escolar, como, por exemplo, os baixos níveis de atividade física e, consequentemente, o aumento dos problemas relacionados à saúde da população.