Percepção de Profissionais de Educação Física e Alunos Sobre a Prática de Treinamento Resistido Para Crianças e Adolescentes
Por Júlio César Chaves Nunes Filho (Autor), Robson Salviano de Matos (Autor), Marília Porto Oliveira Nunes (Autor), Pedro Henrique de Sousa (Autor), Arythan Albuquerque de Macedo (Autor), Rodrigo Vairam Guimarães Fisch (Autor), Wellington Gomes Feitosa (Autor).
Resumo
As facilidades da vida moderna proporcionam o conforto ao ser humano, porém nesse contexto é crescente o sedentarismo, que pode propiciar efeitos deletérios no indivíduo, sendo um dos principais fatores adversos da qualidade de vida. Em contrapartida, o treinamento resistido (TR) está em constante crescimento no Brasil, acompanhado pelo aumento dos jovens nesta modalidade. O objetivo deste estudo foi verificar a percepção de profissionais e alunos sobre a prática de TR em jovens. A amostra foi de 139 participantes, divididos em dois grupos: G1 (n=77) Profissionais de Educação Física (EF), e G2 (N=62) alunos adultos de TR, ambos oriundos de seis centros de treinamento esportivo. Os participantes responderam a um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados através dos testes Qui-Quadrado e Spearman adotando valor de p<0,05. Quando analisada a idade ideal para o início da prática de TR, 69%(n=53) do G1 e 26%(n=16) do G2 responderam a opção de 12 anos, quanto que 31%(n=24) do G1 e 74%(n=46) do G2 a opção foi 16 anos, apresentando associação estatisticamente significativa (p=0,03). Houve correlação significativa entre a idade do G2 com a idade que eles permitiam o início do TR pelos jovens (r=0,533 e p=0,03). Quando questionado a prática de TR em jovens com ou sem supervisão de um profissional, o resultado foi significativo (p=0,001) quando associado a resposta de G1(48%) e G2(14%) para opção “sistema convencional” e (52%) e (86%) sob supervisão. A pesquisa apontou que há uma correlação positiva entre a idade da amostra e a opinião sobre a faixa etária ideal para o início da prática do TR de crianças e adolescentes.