Percepção Discente Sobre a Educação Física Escolar e Motivos Que Levam a Sua Prática
Por Andréa Bonato Almeida (Autor), Guilherme Tucher (Autor), Cristiano Andrade Quintão Rocha (Autor), Jairo Antônio da Paixão (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 10, n 2, 2011.
Resumo
O estudo analisa a percepção discente sobre a Educação Física, bem como os motivos que levam à sua prática na escola. A amostra foi composta por 100 alunos do Ensino Médio de uma escola particular. Empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Os resultados obtidos expressam que 27,8% do total de alunos pesquisados indicaram que fazem a aula de Educação Física para melhorar o condicionamento físico, e 48,2% da referida parcela percebem a disciplina como forma de participar de atividades esportivas e competitivas. Dos alunos (22,7%) que justificam sua participação pelo gosto de praticar atividades físico-esportivas, uma parcela expressiva (50%) vê a aula como momento de lazer com os amigos. Percebe-se, assim, na visão dos alunos, a prevalência da perspectiva biológica na Educação Física.