Resumo

INTRODUÇÃO: O apoio social caracteriza-se como um dos fatores que está relacionado à prática de atividade física (AF) entre os adolescentes. Contudo, evidências sugerem que o grau de importância do apoio social de pais, amigos e professores na prática de AF tende a se alterar de acordo com a idade do adolescente. A compreensão destas questões pode auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o comportamento ativo. OBJETIVO: Este estudo investigou a associação da percepção do apoio dos pais, amigos e professores com a prática de atividade física no lazer de acordo com o ano escolar em adolescentes de Florianópolis, Santa Catarina. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados dados do estudo piloto do Programa de Intervenção Movimente. A amostra foi composta por 289 adolescentes de duas escolas municipais de Florianópolis, Santa Catarina (2016). A prática de AF no lazer (sim; não) foi analisada por meio de uma lista contendo diversas modalidades, frequência e duração. Foram utilizadas escalas (nunca a sempre) para investigar a percepção dos adolescentes sobre o apoio social de seus pais (variação dos escores de 6 a 24), amigos (escores de 5 a 20), professores de sala de aula (escores de 5 a 20) e de educação física (escores de 5 a 20). Utilizou-se regressão logística (com seus respectivos intervalos de confiança) bruta e ajustada para sexo, idade, escolaridade materna e paterna. Dados foram analisados de acordo com o ano escolar. RESULTADOS: Pouco mais da metade dos adolescentes eram do sexo feminino (52,2%) com média de idade de 13,8±0,9, pertencentes ao 7º (28,7%), 8º (34,7%) e 9º ano (36,7%). A maioria (66,8%) praticava AF no lazer. Na análise bruta, observou-se que, entre os escolares do 9º ano, apoio dos pais esteve associado à prática de AF no lazer (OR: 1,24 IC95%: 1,07; 1,44). Nos escolares do 7º ano, apoio dos professores de sala de aula apresentou uma chance de 1,32 (IC95%: 1,01; 1,71) para prática de AF no lazer. Ao ajustar os dados, entre escolares do 7º ano, houve associação entre apoio dos professores de sala de aula (OR: 2,05 IC95%: 1,08; 3,89) e apoio dos professores de educação física (OR: 1,30 IC95%: 1,03; 1,64). CONCLUSÕES: Adolescentes que percebem maior apoio dos professores da escola têm maiores chances de praticar AF no lazer. Neste sentido, sugere-se a criação de políticas públicas que ofereçam subsídios para realização de formação continuada com os professores sobre como abordar esta temática no ambiente escolar. 

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