Percepção do Apoio Social e Prática de Atividade Física no Lazer em Escolares
Por Jaqueline Aragoni da Silva (Autor), Alexsandra da Silva Bandeira (Autor), Kelly Samara da Silva (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: O apoio social caracteriza-se como um dos fatores que está relacionado à prática de atividade física (AF) entre os adolescentes. Contudo, evidências sugerem que o grau de importância do apoio social de pais, amigos e professores na prática de AF tende a se alterar de acordo com a idade do adolescente. A compreensão destas questões pode auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o comportamento ativo. OBJETIVO: Este estudo investigou a associação da percepção do apoio dos pais, amigos e professores com a prática de atividade física no lazer de acordo com o ano escolar em adolescentes de Florianópolis, Santa Catarina. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados dados do estudo piloto do Programa de Intervenção Movimente. A amostra foi composta por 289 adolescentes de duas escolas municipais de Florianópolis, Santa Catarina (2016). A prática de AF no lazer (sim; não) foi analisada por meio de uma lista contendo diversas modalidades, frequência e duração. Foram utilizadas escalas (nunca a sempre) para investigar a percepção dos adolescentes sobre o apoio social de seus pais (variação dos escores de 6 a 24), amigos (escores de 5 a 20), professores de sala de aula (escores de 5 a 20) e de educação física (escores de 5 a 20). Utilizou-se regressão logística (com seus respectivos intervalos de confiança) bruta e ajustada para sexo, idade, escolaridade materna e paterna. Dados foram analisados de acordo com o ano escolar. RESULTADOS: Pouco mais da metade dos adolescentes eram do sexo feminino (52,2%) com média de idade de 13,8±0,9, pertencentes ao 7º (28,7%), 8º (34,7%) e 9º ano (36,7%). A maioria (66,8%) praticava AF no lazer. Na análise bruta, observou-se que, entre os escolares do 9º ano, apoio dos pais esteve associado à prática de AF no lazer (OR: 1,24 IC95%: 1,07; 1,44). Nos escolares do 7º ano, apoio dos professores de sala de aula apresentou uma chance de 1,32 (IC95%: 1,01; 1,71) para prática de AF no lazer. Ao ajustar os dados, entre escolares do 7º ano, houve associação entre apoio dos professores de sala de aula (OR: 2,05 IC95%: 1,08; 3,89) e apoio dos professores de educação física (OR: 1,30 IC95%: 1,03; 1,64). CONCLUSÕES: Adolescentes que percebem maior apoio dos professores da escola têm maiores chances de praticar AF no lazer. Neste sentido, sugere-se a criação de políticas públicas que ofereçam subsídios para realização de formação continuada com os professores sobre como abordar esta temática no ambiente escolar.