Percepção do concorrência física no escolares do espanha e irán: Um estudo cultural
Por Saeed Ghorbani (Autor), Eliseo García Cantó (Autor), Andrés Rosa Guillamón (Autor), Pedro José Carrillo López (Autor), Pedro Gil madrona (Autor).
Resumo
A percepção de concorrência física (PCF) é um conceito psicológico que pode estar influenciado por fatores culturais. Objetivo: analisar a PCF em uma mostra de escolares espanhóis e iranianos. Método: no estudo participaram no estudo 910 escolares, com (idades entre 10 e- 12 anos,) pertencentes a Castilla a Mancha (Espanha) e Golestan (Irão). Instrumento utilizado para medir este conceito foi é a percepção da concorrência em Educação Física, e aplicou-se a prova Ou-Mann Whitney. Resultados: os varões e as mulheres de Espanha obtiveram valores superiores nos fatores de experiência pessoal (p< .05) e colegas (p<.05) A nível global, só os varões espanhóis apresentaram uma maior percepção de concorrência física que seus homólogos iranianos (p<.05) Estes resultados mostram diferenças interculturais na PCF a favor de os escolares espanhóis. Conclusão: conhecer a percepção de concorrência física permite adequar o desenvolvimento das classes de Educação Física com o fim de influir na intenção de ser fisicamente ativo e um maior ajuste psicológico do escoar.