Resumo

Visto que praticantes de qualquer esporte precisam executar corretamente habilidades motoras para terem um bom desempenho, este estudo de caso transversal de abordagem mista objetivou investigar a eficácia do método Aceitação e Superação do Erro Motor/ASEM por meio da percepção de praticantes de futsal. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas mediante uso da análise do discurso de praticantes (n=3) do time de futsal masculino da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, identificando-se características por frequência absoluta, média e desvio padrão.  O método foi aplicado por graduandos do curso de Educação Física da UFPB recorrendo à utilização de imagens e emprego do método em dois encontros por semana durante duas semanas, com 44 minutos por sessão, em média. Os praticantes eram destros (n=1) e canhotos (n=2), com média de idade de 20,3 anos (± 1,6), todos no estágio autônomo de aprendizagem na habilidade dominar. Os resultados sugeriram que o erro motor foi prontamente aceito e que houve aperfeiçoamento da habilidade trabalhada, sem nenhum aspecto negativo do método apontado. Conclui-se, de acordo com a percepção dos praticantes, que o método ASEM demonstrou ter sido eficaz, promovendo o desempenho correto da habilidade pesquisada e constituindo-se como opção viável para o aperfeiçoamento de habilidades motoras no futsal.

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