Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção do estilo de vida entre professores dos ensinos fundamental e médio de uma escola estadual situada no município de Belford Roxo no Rio de Janeiro no período da quarentena do covid-19. Para tanto, foi utilizada uma amostra composta por quinze (15) professores do ensino fundamental e quinze (15) professores do ensino médio, com 40 ± 9,7 e 40,2 ± 9,2 anos de idade, respectivamente, que exerçam há pelo menos dois (02) anos a profissão em escola estadual situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado como o determinado nas normas ética prevista na resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Para obtenção de dados relacionados ao estudo o questionário usado foi o “Estilo de Vida Fantástico”. Os resultados da pontuação geral verificaram que tanto os professores do ensino fundamental como os do ensino médio foram classificados com estilo de vida “Bom” com 69,54 ± 10 e 68,16 ± 11 pontos. Foram encontradas diferenças significativas (teste U de Mann-Whitney) entre os grupos nos domínios Cigarro e álcool p = 0,019, sono, cinto de segurança, estresse e sexo seguro p = 0,041 e trabalho p = 0,026. Com essas observações, conclui-se que o Estilo de Vida para ambos os grupos se concentra de forma equilibrada, estando entre as classificações “Muito bom” e “Regular”. Confirma-se ser o estilo de vida saudável fundamental para professores dos ensinos fundamental e médio em geral para que não desenvolvam morbidades.

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