Percepção dos Acadêmicos de Educação Física Acerca do Tema Hipertensão
Por Carla Campêlo Fernandes (Autor), Jurandir Fernandes Cavalcante (Autor), Felipe Cavalcante Brasileiro (Autor), Antônio Orcini Costa Júnior (Autor), Lino Delcio Gonçalves Scipião Junior (Autor), Luiz Torres Raposo Neto (Autor), Roberta Oliveira da Costa (Autor).
Resumo
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença bastante comum entre os brasileiros, responsável por altos índices de mortalidade. Objetivou-se identificar a percepção dos acadêmicos de Educação Física acerca do tema hipertensão. Conduzido a partir de uma pesquisa de campo, descritiva, de modo transversal com a abordagem quantitativa, utilizando a aplicação de questionário estruturado. Participaram 32 graduandos de Educação Física de uma faculdade particular de Fortaleza. Os resultados apontam que 69% apresentam conhecimento sobre hipertensão, moderado, 15% pouco conhecimento e 16% bastante conhecimento. Quando indagados sobre situações ocorreria uma contraindicação para realização da atividade física, para 42% pressão arterial elevada, 39% quando não há acompanhamento médico e 19% em nenhum caso. Em relação verifica a pressão arterial antes e depois do exercício físico, 75% acha importante aferir e 25% descreve apenas às vezes. Sobre a solicitação de exames médicos, 50% sempre solicitaria, 26% às vezes. Com relação aos exames necessários para um hipertenso, 35% testes ergométricos, 26% eletrocardiograma, 14% MAPA, 12% ecocardiograma, 10% todas as alternativas e 5% mensuração de ar. Para 57% prescreveriam aos hipertensos exercícios aeróbicos de baixa e moderada intensidade, 25% de força, 12% de resistência e 6% de alta intensidade. Constata-se que a maioria dos discentes em Educação Física estão concluindo a graduação com um elevado nível de conhecimento sobre a hipertensão e como lidar com esta população. Portanto, sugere-se aos futuros profissionais de Educação Física, cientes da sua importância na prescrição de exercício físico, que propaguem os conhecimentos para uma atuação profissional competente.