Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física
Por Gabrielly Elisa Arndt Fritschi (Autor), Arestides Pereira da Silva Júnior (Autor), Daiana Machado (Autor), Gabriela Simone Harnisch (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio em relação às lutas enquanto unidade temática nas aulas de Educação Física. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo descritiva, com a participação de 17 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro referente ao desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do conteúdo de lutas, e o segundo a partir da aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que 82% dos participantes usufruíram de uma prática positiva e prazerosa e 94% dos participantes afirmaram ausência de violência. Assim, compreende-se que as lutas na escola se configuram como um mediador na transformação das apreciações de concepções pelos participantes