Percepção dos Dirigentes das Escolas do Município de Jaguariúna Sobre as Lutas
Por Alba Iara Cae Rodrigues (Autor), Arlindo Antonio Baião Junior (Autor), Marcelo Moreira Antunes (Autor), José Júlio Gavião de Almeida (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 28, n 1, 2017. Da página 2809 a -
Resumo
O objetivo desse estudo é conhecer a percepção dos dirigentes de escolas do ensino fundamental sobre os potenciais benefícios das Lutas e como viabilizar a inserção dessa prática na escola, nas aulas de Educação Física ou como atividade extracurricular. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os diretores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino de Jaguariúna, interior de São Paulo, que somaram 15 escolas entre públicas e particulares, totalizando 30 entrevistas gravadas e transcritas, constituindo uma matriz para análise textual qualitativa. A maioria dos dirigentes teve pouco contato e apenas três escolas desenvolvem aulas de Lutas, entretanto, verificou-se como principal resultado que essa prática é considerada como possível e bem vista no ambiente escolar. Os dirigentes entendem, sobretudo, que os benefícios estão ligados à capacitação e inserção do profissional no contexto escolar e que devem ser desenvolvidas no contra turno, como complementares às atividades curriculares. Diversos foram os benefícios percebidos pelos dirigentes das escolas, ligados principalmente, aos aspectos de transmissão de condutas e valores, desenvolvimento emocional, relações sociais e benefícios relacionados à atividade física.