Percepção dos Usuários Sobre o Impacto de Uma Instituição Esportiva-educacional na Comunidade Local e na Sua Qualidade de Vida
Por Ana Cristina Benvindo (Autor), Milie Kati Marques Haji (Autor), Tatiana Pereira Alves (Autor), Cristina Landgraf Lee (Autor), Audrei dos Reis Santos (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Sabe-se da importância das atividades físicas para a qualidade de vida da população e que o acesso facilitado a instituições esportivo-educacionais contribuem para um maior envolvimento com a prática. Assim, centros educacionais localizados em regiões desfavorecidas economicamente podem contribuir para a redução da exclusão social. A pesquisa teve como objeto de estudo o Centro Educacional Unificado Jambeiro localizado na Zona Leste de São Paulo. Constitui-se como ponto de partida a questão "Qual o impacto exercido por instituições públicas na adesão as práticas de atividades físicas e no desenvolvimento da cidadania e estilo de vida saudável?"
Entrevistas, filmagens e fotos compuseram o estudo, sendo avaliadas 60 pessoas (30 homens e 30 mulheres) de diversas faixas etárias e modalidades esportivas. Alguns aspectos analisados foram: o perfil da amostra, as características da prática da atividade física realizada pelos usuários, as mudanças no estilo de vida do participante e a influência no entorno (região). Dentre os diversos resultados destaca-se, após a implantação da instituição, a percepção dos usuários em relação ao aumento no acesso à cultura, à tecnologia, ao esporte e à educação. Por outro lado, foi relatada uma diminuição no vandalismo. Estes resultados foram estatisticamente significantes através do teste qui-quadrado. Não foram observadas, porém, diferenças nestas variáveis quando a amostra foi subdividida em diferentes classes sociais, faixas etárias e sexo. Também não foi observada diferença significativa no consumo de drogas na região. Dentre os efeitos derivados da prática de atividades físicas, destaca-se o bem estar físico e mental, a saúde e a melhora nos relacionamentos sociais. As estatísticas demonstraram que a medida em que a instituição, com objetivos sociais, contribuiu para o aumento do acesso a educação e variáveis relacionadas, como tecnologia, cultura e esporte, ela não contemplou o desenvolvimento de outras variáveis que compõe a comunidade local: criminalidade, geração de empregos e comércio. Os resultados reforçam a importância da implantação de instituições públicas em regiões carentes, pois complementam as variáveis sociais necessárias ao desenvolvimento da cidadania e a melhora da qualidade de vida da população.