Percepção Pelos Professores de Estereótipos de Gênero Através da Imagem
Por Víctor Pablo Pardo-arquero (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 253, 2019. Da página 35 a 47
Resumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer a percepção que os professores de uma escola têm sobre os estereótipos no uso da linguagem e da imagem, a fim de refletir sobre a coeducação nas salas de aula. Para isso, o corpo docente com um uso diferente de linguagem (genérico e inclusivo) foram convidados para fazer um desenho de uma imagem dos alunos brincando no parquinho. Os professores fizeram desenhos de um número semelhante de meninos e meninas, independentemente da linguegem genérica ou inclusiva, embora em ambos os casos o número de meninos desenhados foi maior que o de meninas. Também é comum de representar meninas pelo uso de saias e cabelos compridos. E quanto à atividade, o futebol tem sido como o jogo mais representado.
Unitermos: Educação, Igualdade,