Resumo

A carreira profissional em Educação Física vem sendo discutida nos últimos anos tendo como foco o docente que atua na educação básica. Poucos são os estudos sobre a formação continuada e a carreira dos profissionais que atuam no âmbito não-escolar. Com o objetivo de identificar e discutir se a percepção sobre a própria carreira profissional apresenta alguma relação com a identificação de necessidades de formação continuada, principalmente quando novas diretrizes pedagógicas são disseminadas por organismos públicos, a pesquisa focalizou a atenção nos profissionais de EF da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo por estarem vinculados ao Programa Clube Escola que vem sendo implementado desde 2007. Este Programa é voltado para crianças e adolescentes com o intuito de promover a aquisição de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) que contribuirão para o seu desenvolvimento integral e é promovido por meio de atividades físicas e esportivas ministradas por profissionais de EF. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, de orientação fenomenológica, tendo noventa e quatro dentre os cento e setenta e três profissionais que atuam no Clube Escola, respondido a um questionário contendo duas questões abertas. As respostas passaram por análises ideográfica e nomotética, e a descrição da percepção sobre a carreira obtida dessa maneira foi discutida à luz das fases da carreira docente proposta por Michael Huberman. Identificou-se que 70% estão satisfeitos com o seu atual momento na carreira e esse resultado parece se relacionar com os 72% que atribuem importância à formação continuada e estão dispostos a se manterem em constante aperfeiçoamento profissional quando incentivados para isto. Os resultados não convergiram com os estudos de Michael Huberman em relação aos estágios da carreira docente mostrando a necessidade da carreira do profissional de Educação Física que atua no contexto não-escolar ser alvo de novas pesquisas.

Acessar