Percepção Subjetiva de Esforço de Mulheres Jovens é Maior na Fase Menstrual Durante Realização de Exercícios Calistênicos de Alta Intensidade.
Por Walas Vieira Pereira (Autor), Sabrina Souza Augusto (Autor), Lys Hanrhara Teixeira de Souza (Autor), Yarla Mirela de Souza Carvalho (Autor), Jose Isaias de Lima Junior (Autor), Victor Hugo Barreto Mulato, (Autor), Rodrigo de Andrade e Oliveira Lopes (Autor), Emanuele Antonia Moreira de Lima, (Autor), Alfredo Anderson Teixeira de Araujo (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A percepção subjetiva de esforço (PSE) é utilizada como marcadora de intensidade do exercício, sendo utilizada uma escala com numeração de seis (muito fácil) a vinte (exaustivo). No entanto, estudos que investigam a PSE em mulheres levando em consideração o ciclo menstrual são escassos. Objetivo: Verificar a PSE em mulheres jovens nas diferentes fases do ciclo menstrual durante a realização de exercícios calistênicos de alta intensidade. Materiais e Métodos: Seis mulheres jovens (54±8 kg; 156±0 cm; 22±4 kg.m-2), aparentemente saudáveis, com o ciclo menstrual regular e que não faziam uso de anticoncepcional, foram submetidas a três sessões de exercício, sendo 1) no período menstrual, 2) na fase folicular e 3) na fase lútea. Cada sessão contou com os mesmos exercícios (Split, squat e jump jack) com duração de 30 segundos de execução na máxima intensidade possível e 30 segundos de recuperação passiva com 3 séries para cada exercício, totalizando 9 minutos de sessão. A aplicação da escala de PSE foi realizada nos momentos repouso (pré-exercício), em todos os momentos de recuperação do exercício e nos momentos de 10, 20 e 30 minutos após o término do exercício, sendo calculada a média de 30 minutos (30'). Estatística descritiva com mediana e intervalo interquartil (25% – 75%) foi adotada e ANOVA de Friedman foi utilizada, sendo o alfa de 5% e o software utilizado foi o SPSS 22.0 for Windows. Resultados: Diferença estatística (p<0,05) foi encontrada da sessão para o repouso e recuperação apenas na fase menstrual (Tabela 1). Não houve diferença entre as fases do ciclo menstrual. Conclusão: Conclui-se que durante a menstruação, a PSE se apresenta aumentada no momento sessão.