Percepções de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro sobre a Disciplina “Práticas de Aventura, Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário”
Por Elãine Novak Lacomski Cunha (Autor), Fabio Horst (Autor), Gilmar Batista Mazurek (Autor), Marcelo de Farias Teixeira (Autor).
Resumo
Este artigo busca compreender a manifestação da abordagem interdisciplinar em uma disciplina de um programa de pós-graduação de uma Universidade Pública do Sul do país. Assim, aborda como as temáticas Turismo em Áreas Naturais (TAN) e Práticas Corporais de Aventura (PCA) são compreendidas e assimiladas pelos acadêmicos, que são pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, no transcorrer do curso, realizado no primeiro semestre de 2022. Para tal, foi aplicado um questionário com perguntas discursivas a fim de coletar informações sobre saberes prévios e posteriores ao término da disciplina, além de análises. As respostas foram sistematizadas e comparadas, mostrando os pontos de convergência e propondo reflexões sobre a importância de experiências interdisciplinares na formação acadêmica. Como resultado, constataram-se mudanças de percepções no transcorrer das atividades. As respostas ainda indicaram reconhecimento da potencialidade de desenvolvimento comunitário do TAN conjugado às PCAs, temas abordados durante o semestre.