Percepções de Estudantes-treinadores Sobre a Responsabilidade Pela Própria Aprendizagem na Formação Inicial em Educação Física
Por William das Neves Salles (Autor), Michel Milistetd (Autor), Fabrício João Milan (Autor), Felipe Goedert Mendes (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: A formação inicial universitária deve proporcionar oportunidades diversificadas de aprendizagem aos treinadores esportivos em formação, preocupando-se com o desenvolvimento progressivo de qualidades, como autonomia e liderança, as quais serão exigidas na atuação profissional. Objetivo: Investigar as percepções de estudantes-treinadores a respeito da responsabilidade assumida pela própria aprendizagem na formação inicial em Educação Física. Método: Participaram do estudo descritivo-interpretativo seis estudantes universitários matriculados em uma disciplina de Pedagogia do Esporte ofertada em uma universidade pública de Santa Catarina. As informações dos grupos focais foram reenviadas aos respondentes para validação das declarações e, posteriormente, analisadas em seu conteúdo com auxílio do programa NVivo 11 Pro. Resultados: Os estudantes investigados relataram que assumiram responsabilidade crescente pela aprendizagem no decorrer da oferta da disciplina. No início, reconheceu-se que o professor deveria assumir maior protagonismo no processo, enquanto que aos discentes caberia serem maleáveis e permitirem-se conduzir nas atividades propostas. No fim do semestre, os estudantes relataram assumir maior responsabilidade pelo andamento da disciplina, o que foi percebido como positivo porque se aproxima das exigências presentes no contexto de atuação profissional do treinador esportivo.