Resumo

Introdução: O ensino explícito de valores, habilidades e competências para a vida (life skills), por meio do esporte, tem sido uma discussão recorrente no âmbito global e, no Brasil, pouco se sabe sobre projetos esportivos que tenham integrado essa proposta nas sessões de treino. Objetivo: Identificar as percepções de jovens sobre um projeto esportivo piloto para o ensino explícito de life skills. Metodologia: Participaram do estudo 61 jovens, de 10 a 15 anos, integrantes de um projeto esportivo piloto de basquetebol em contraturno escolar. As sessões de treino duravam 90 minutos e as life skills (perseverança, respeito, empatia, gestão de tempo, entre outras.), eram integradas com os aspectos físicos e técnico-táticos por meio de discussões, brincadeiras e jogos orientados para este fim. Ao término dos oito meses de projeto, os jovens participantes responderam a um questionário autoadministrado contendo questões fechadas (escala likert de 5 pontos) e abertas. Utilizou-se estatística descritiva (média) para analisar os dados quantitativos e o espiral de análise dos dados de Creswell (2013). Resultados: Os dados quantitativos indicam que os jovens perceberam positivamente o projeto como um todo (4.87), o treinador (4.97) e o ensino de life skills (4.90). Os dados qualitativos, organizados a partir das temáticas do questionário, exploram as percepções positivas quanto ao projeto: “Eu amei o projeto, pois o que o treinador nos traz, além de ser para o treino, é para a vida toda”; ao treinador “O treinador nos trata como amigos, jamais nos tratou com inferioridade”; e ao ensino de life skills: “Essa proposta não nos ensina a respeitar só no treino, mas no cotidiano”. Conclusão: Os resultados apontam que as life skills podem ser integradas de maneira explícita no contexto esportivo e que os jovens apresentam percepções positivas sobre projeto desta natureza.

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