Percepções de treinadores de ginástica artística sobre a formação inicial em Educação Física em Instituições Privadas de Ensino Superior
Por Lucas Machado de Oliveira (Autor), Vitor Ciampolini (Autor), Michel Milistetd (Autor), Juliana Pizani (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 12, n 3, 2022.
Resumo
Este estudo buscou analisar as percepções de treinadores de ginástica artística sobre a graduação em Educação Física em Instituições Privadas de Ensino Superior. Adotou-se uma abordagem qualitativa, sendo entrevistados cinco treinadores filiados à Federação de Ginástica de Santa Catarina. Durante as entrevistas, foram abordados indicadores como: trato com o conteúdo ginástico na instituição de ensino e lacunas da formação inicial. O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise temática proposta por Braun e Clarke (2006). Para os treinadores, a aplicação de conhecimentos na atuação profissional e a estrutura das instituições de ensino são aspectos destacados positivamente. Em contrapartida, a disciplina de ginástica, o estágio curricular e a falta de projetos de pesquisa e extensão são componentes que limitaram o impacto da formação inicial. Esses dados reforçam a necessidade de interlocução entre o ambiente acadêmico e o de prática profissional para promover um percurso formativo mais significativo.