Percepções docentes sobre a inclusão do surfe como conteúdo nas aulas de educação física escolar de escolas litorâneas.
Por Felipe Ferreira (Autor), Leandro Forell (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar quais as percepções de docentes de Educação Física Escolar do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, acerca da utilização da prática corporal do surfe enquanto conteúdo nas aulas da disciplina. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a produção de informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Física Escolar. A interpretação das informações foi baseada na triangulação entre as entrevistas, o referencial teórico previamente levantado e a experiência pessoal dos pesquisadores com a temática. Os resultados indicam que os docentes compreendem o surfe como uma prática existente nas localidades em que atuam. Sendo uma possibilidade de conteúdo para suas aulas, mas que precisa de um tratamento pedagógico que acaba por impor ao docente o enfrentamento de diferentes dificuldades para sua implementação. A falta de material e a precariedade da estrutura física das escolas, bem como a falta de experiência prévia com a prática do surfe são elementos apresentados como dificultantes para a utilização deste conteúdo. A predominância de perspectivas sobre a disciplina que privilegiam a prática nas aulas de Educação Física é um importante elemento no processo de invisibilização do surfe enquanto possibilidade de conteúdo nas aulas dos docentes. Estratégias de ensino que utilizem materiais didáticos de forma teórica ou que apresentem possibilidades de adaptação ao meio escolar não aparecem de forma espontânea nas percepções dos docentes, sendo mais comum a presença de uma idealização de aulas no ambiente em que o surfe acontece, o mar.