Percepções dos alunos do ensino secundário sobre a cooperação e competitividade na Educação Física
Por Ángel Luis Durán (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 325, 2025.
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos alunos do ensino secundário sobre a cooperação e competitividade nas aulas de Educação Física. Foi selecionada uma amostra intencional de 121 alunos do primeiro e segundo ano do ensino secundário do centro educativo Carlos Díaz, localizado no distrito 08-09 da República Dominicana. Para a recolha de dados, a análise incidiu sobre as dimensões da cooperatividade e competitividade através da Escala de Preferência de Interação Social em Educação Física. Os dados foram introduzidos no Excel e analisados no SPSS versão 23, onde foram obtidas as comunalidades, média, desvio padrão, soma e percentagens. As comunalidades variaram de 0,501 a 0,650 para a cooperatividade e de 0,434 a 0,670 para a competitividade, indicando que os itens são representativos da amostra estudada e corroboram a validade do instrumento. Os resultados, expressos em percentagens do total possível para cada item (484 pontos), indicaram uma maior preferência pela cooperatividade, com uma amplitude que variou entre os 66,94% e os 82,23% face à competitividade, que variou entre os 65,08% e os 72,72%. Em conclusão, determinou-se que a cooperatividade foi mais valorizada pela amostra do estudo, o que coincide com os resultados de outros inquéritos anteriores.
O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos alunos do ensino secundário sobre a cooperação e competitividade nas aulas de Educação Física. Foi selecionada uma amostra intencional de 121 alunos do primeiro e segundo ano do ensino secundário do centro educativo Carlos Díaz, localizado no distrito 08-09 da República Dominicana. Para a recolha de dados, a análise incidiu sobre as dimensões da cooperatividade e competitividade através da Escala de Preferência de Interação Social em Educação Física. Os dados foram introduzidos no Excel e analisados no SPSS versão 23, onde foram obtidas as comunalidades, média, desvio padrão, soma e percentagens. As comunalidades variaram de 0,501 a 0,650 para a cooperatividade e de 0,434 a 0,670 para a competitividade, indicando que os itens são representativos da amostra estudada e corroboram a validade do instrumento. Os resultados, expressos em percentagens do total possível para cada item (484 pontos), indicaram uma maior preferência pela cooperatividade, com uma amplitude que variou entre os 66,94% e os 82,23% face à competitividade, que variou entre os 65,08% e os 72,72%. Em conclusão, determinou-se que a cooperatividade foi mais valorizada pela amostra do estudo, o que coincide com os resultados de outros inquéritos anteriores.